segunda-feira, julho 24, 2006

blogLife: Breve estadia na província

Passagem rápida por Porto Alegre, voltando para São Paulo amanhã... Sinto falta da boa música, e graças a deus tenho meus MP3 para me salvar.

E falando em música, tenho ouvido muito um CD que tem se mostrado cada vez melhor. O "Tributo a Odair José" conta com grandes nomes da música brasileira atual, em arranjos fantásticos. Destaque para as versões de Paulo Miklos, Suzana Flag, Pato Fu, Picassos Falsos e para o gênio, Arthur de Faria e seu conjunto. Na minha opinião, só faltou o Rei Frank Jorge, e a obra estaria completa. Um album que com certeza recomendo, e que para quem gosta de comprar CDs, tu encontra por menos de R$ 20,00.

Abaixo então, uma das músicas do album que mais me chamou atenção, e que tenho ouvido direto. Odair José, com certeza um gênio incompreendido, e que agora recebe a devida homenagem.

Vida que não pára
Suzana Flag


Vida que não pára
Máquina que voa
Quanta gente andando à toa

Coração de ferro
Mente de metal
Nasceu no espaço sideral

Conte comigo
Sou seu amigo
Pode confiar em mim
Não tenha medo
Não faça segredo
Pois a vida não é assim

Você que pensa que o mundo é quadrado
Você que pensa que o amor não existe
Você que acha que anda tudo errado
Por causa disso é que está sempre triste


Gente bem de vida
Povo da favela
Casa que não tem janela

Mundo sem prazer
Noites de agonia
Quem levou minha alegria?

Conte comigo
Sou seu amigo
Pode confiar em mim
Não tenha medo
Não faça segredo
Pois a vida não é assim

Você que pensa que o mundo é quadrado
Você que pensa que o amor não existe
Você que acha que anda tudo errado
Por causa disso é que está sempre triste


É... Definitivamente, meu mundo não é quadrado... ;)

segunda-feira, julho 10, 2006

Enquete: Trilha para a estrada

Pois é, em conversas via e-mail, me surgiu a idéia de fazer uma "mini-enquete" aqui no blog, para saber de vocês, qual seria sua música ideal para ouvir em um momento de reflexão, com apenas a estrada à sua frente.

Então...

Qual a sua trilha sonora, para pegar a estrada?

sexta-feira, julho 07, 2006

Música: O Velho e Bom Rock

O Rock foi o precursor de diversos gêneros musicais, a fonte da qual a grande maioria do gêneros populares hoje nasceram. Não existiria a maior parte do que se ouve hoje, se não fosse o bom e velho Rock'nd Roll, nascido lá nos idos dos anos 50.

Hoje estava lendo algumas críticas totalmente não-profissionais sobre uma coletânea baseada em um seriado que gosto muito. Críticas de outras pessoas que ouviram a coletânea, e discordavam sobre a natureza do conteúdo da mesma. Acho interessante como o conceito de "Rock" se distorceu ao longo das décadas.

Surgido lá nos anos 50, passou por uma época dourada, que mais tarde viria a ser conhecida como "Rockabilly", com influências das big bands americanas, e raízes no jazz, blues e até mesmo na música country americana. Nos nos 60 ganhou o mundo, tendo como sua principal representante uma banda chamada "Beatles", e estabeleceu o padrão do que viria a ser o Rock dali em diante.

Nos anos 70, as bandas épicas surgiram, quase todas remanescentes do movimento hippie iniciado no final da década de 60, e tivemos grandes nomes como Pink Floyd, Kiss, Black Sabbath, etc. Os shows eram cada vez mais grandiosos, e lembravam eventos épicos, quase cósmicos. Eu gostaria de ter vivido nessa época.

Foi a partir dos anos 80 que as coisas começaram a ficar confusa, com o surgimento e/ou popularização de diversos subgêneros de Rock, e o surgimento do seu filho mais nobre, o Metal. Não vou entrar nos detalhes de como ocorreu todo esse movimento de subdivisão do rock, pelo menos não neste texto, mas é exatamente nesse ponto que as pessoas começaram a confundir o Rock e o Metal.

Hoje tem gente que, quando escuta um grande clássico do Rock, acaba considerando "música velha ou chata", querendo comparar à ícones do Metal como Metallica, por exemplo. Incrivelmente, tem gente que acha que o Rock americano clássico está mais para Country do que para Rock.

Fico um pouco triste que muita gente da geração atual tenha a cabeça tão fechada para tantas coisas boas que se fez no passado, achando que dos anos 70/80 só o que presta é Pink Floyd, Kiss, Black Sabbath/Ozzy Osbourne, AC-DC e companhia. Tem muita coisa boa que ninguém valoriza, tem Eagles (e ao contrário do que a maioria pensa, eles não lançaram somente Hotel California), Allman Brothers Band, Bachman Turner Overdrive, Blue Oyster Cult, Echo And The Bunnymen, Boston, Kansas, Free, Lynard Skynard e muitas outras coisas muito boas, mas que as pessoas deixam de ouvir por puro preconceito.

Meu conselho é: quer ter a capacidade de realmente apreciar diversos gêneros musicais, e saber o porque de tu gostar de determinada coisa, e não gostar de outra? Estude as origens, estude as décadas de 60 e 70, e o início de 80. Entenda algo de música, antes de criticar e chamar Rock'nd Roll de verdade de Folk. :S