terça-feira, maio 30, 2006

Província: Chove na tarde fria

"Chove na tarde fria de Porto Alegre
Trago sozinho o verde do chimarrão"


Já dizia Vitor Ramil, em sua célebre Ramilonga. E em Porto Alegre, de fato está chovendo, e chovendo bastante. A cidade fica com uma cara diferente em dias chuvosos, e aumenta o sentimento daqueles que por ela são apaixonados.

Esse friozinho, essa chuva, parafraseando meu amigo Veluza, um dia perfeito para vinho, janelão e portishead. Apesar de que eu substituiria o vinho por uma boa xícara de chá Earl Grey (ou um conhaque, dependendo do horário e da companhia), acrescentaria à Portishead mais alguns nomes (como Morphine, Kings of Convenience, The Verve, quem sabe até arrisco Moby), e acrescentaria uma confortável poltrona, à frente do janelão, com uma boa vista da cidade.

Certa vez li uma crônica, acho que era do Veríssimo, falando sobre como o fogo faz com que a inspiração e as idéias nasçam com mais facilidade. Acho que a chuva tem um efeito parecido, apesar de nos tornar mais introspectivos, enquanto o fogo nos faz querer expressar tudo o que pensamos e que sentimos.

"Observa a chuva, guri... E conhece melhor a ti mesmo..."

segunda-feira, maio 29, 2006

Cinema: Muito Barulho por Nada

Não, não estou falando da adaptação de Kenneth Branagh da obra de William Shakespeare (Much Ado About Nothing, 1993). Estou falando da mais recente obra fantástica do cinema: O Código da Vinci.

Desde já aviso que, se você não viu o filme ainda, não vá adiante. Vou fazer comentários sobre detalhes do filme que estragariam totalmente a diversão de quem não viu o filme ainda.

Bem, vamos ao texto. Sinceramente, acho que a igreja católica estava com medo à toa. Primeiramente, porque qualquer cristão que abandone sua fé por causa de um filme de ficção não é um cristão de verdade, e sim alguém que estava só matando tempo, esperando alguma coisa melhor (ou talvez mais fácil). O fato de que os mais fervorosos críticos da obra serem pessoas com fortes interesses políticos (e que até mesmo admitem não terem lido o livro, nem assistido o filme) apenas reforça a idéia de que esse tipo de "crítica" é irresponsável, feita por pessoas ignorantes.

Em segundo lugar, o filme mantém a mesma mensagem final do livro. Não se está atacando a santidade de Cristo no livro, e o filme reforça essa mensagem. O que se ataca é a corrupção da fé, através da igreja dos homens. A censura, a ocultação da verdade, trabalhando com fatos históricos bem conhecidos por qualquer um que se dê ao trabalho de ler um artigo científico imparcial sobre as origens da Igreja Católica.

A mensagem final do filme, belamente ilustrada pela cena final de Robert Langdon (Tom Hanks) ajoelhado sobre a pirâmide invertida do Louvre, e reforçada pelo diálogo final entre Langdon e Sophie Neveu (Audrey Tautou), não é a destruição da fé católica. Bem pelo contrário!

Afinal, porque Jesus não poderia ter se casado, tido um filho com Maria Madalena, e ainda assim continuar sendo o homem santo que foi? Sua mensagem, tão poderosa que atravessou milênios, ainda é uma das mais belas já propagadas, e sinceramente, o filme não enfraqueceu minha fé em Cristo, nem a abalou. Bem pelo contrário, reforçou-a, com a adição de um elemento que para mim também é muito forte: a adoração da mulher, como ventre sagrado da vida. E eu creio que outras pessoas também ficaram com esta forte impressão do filme, pelos rostos que vi ao sair da sessão.

Bem, não vou me aprofundar na filosofia envolvendo o filme e suas questões polêmicas. Apesar das críticas negativas que li em todos os sites especializados que visitei (deve ser alguma vontade dos críticos brasileiros de imitarem os famosos críticos presentes em Cannes este ano), eu gostei da adaptação. Ron Howard conseguiu sintetizar na película a trama apresentada no livro, de forma que ficou bem claro para aqueles que não leram o livro, ou que não se dedicaram a estudar as teorias apresentadas no mesmo.

Claro, mas a adaptação não ficou perfeita, como já era de se esperar. Adaptações cinematográficas de livros nunca ficam perfeitas, afinal eles têm que cortar muita coisa, para manter o ritmo e ficar dentro do tempo estipulado para duração do filme. Alguns pontos que gostaria de citar, que poderiam contribuir para o enriquecimento do filme:

1) A atriz Audrey Tautou definitivamente não foi a melhor escolha para viver a policial francesa. Ela teve uma atuação meio fraquinha, e lhe falta uma característica física que para mim seria imprescindível para definir a personagem: ela não é ruiva. E a personagem é ruiva, e apesar de não ter feito falta, é um fato importante.

2) A escolha de Tom Hanks para o papel, ao meu ver, não foi a mais acertada. Apesar de Hanks estar crescendo cada vez mais como ator, e ter grandes atuações em seu currículo (bem como alguns fracassos), na minha opinião outro ator caracterizaria Robert Langdon com muito mais precisão: Colin Firth. Tanto que quando li o livro pela primeira vez, quando montei uma imagem mental do personagem principal, foi o rosto de Colin Firth que me veio à mente.

3) No filme, o roteiro transforma Jacques Sauniére em um "Grão-Mestre Tutor Secreto", e não no avô legítimo de Sophie; da mesma maneira, não foi dada a ênfase necessária para o fato dela ter cortado laços com o avô após testemunhar sua participação em um ritual pagão, fazendo sexo com uma mulher desconhecida para ela.

4) Apesar de aparecer no filme o personagem correspondente, o zelador da igreja no final do filme não é o irmão de Sophie, e não é ruivo; ao invés disso, a adaptação apresenta um bando de seguidores secretos do Priorado de Sião, e uma avó que pouco destaque tem no filme.

Claro, existem vários outros detalhes que eu acho que poderiam ter sido mais bem trabalhados, mas não são apenas pontos negativos. Apesar das modificações, a adaptação seguiu fielmente a história central do livro, apresentando de maneira maestral os cenários descritos na obra de Dan Brown. A fotografia do filme é maravilhosa, a cena final realmente me deixou emocionado (alguém ainda vai testemunhar Cristiano Molina se ajoelhando perante a pirâmide invertida, podem ter certeza), a atuação de Sir Ian McKellen ficou maravilhosa, bem como a de Paul Bettany no papel do vilão Silas, e saí do cinema com um sentimento de fé renovada (seja qual for minha fé, de fato).

Costumo ir ao cinema para me divertir, não para criticar um filme do início ao fim (como algumas pessoas que eu conheço parecem gostar de fazer), e considerei um bom investimento ter ido assistir ao Código. Recomendo...

quinta-feira, maio 25, 2006

blogLife: Vida de Gado

Êôô, vida de gado...

Por mais que os médicos sejam atenciosos, simpáticos, que saibam lidar com as pessoas, e fazer um paciente se sentir tranquilo, os laudos dos exames sempre te fazem sentir um eletrodoméstico. Ou pior: um animal de coberta.

Nos exames que fiz hoje, a notícia ruim é que eu estou com apenas 56% da capacidade pulmonar, e que segundo o médico, sim, eu tenho asma. Sempre tive, apesar de ser tão leve que se passava por uma leve falta de ar depois de fazer exercícios.

A notícia "boa", segundo o que está escrito no laudo, é que eu sou "aceitável e reprodutível". O que significa isso? Que eu sou um cara simpático e não vou morrer por falta de ar na hora "H"? Que não faria um grande mal para o mundo se eu gerasse descendência?

Caramba, sempre que eu leio esses laudos de exames, eu fico pensando que seria bom se o médico me conhecesse melhor antes de redigí-lo. Quem sabe sair pra tomar uma Polar na Lima e Silva, ver uns filmes do Jack Shan, um joguinho de RPG... Qualquer coisa que me tornasse algo mais do que meramente "aceitável e reprodutível".

Já imaginaram o comercial na TV? "Compre o novo Cristiano Molina, agora com baixo consumo de oxigênio e totalmente aceitável e reprodutível! Mas espere, se você ligar agora, ainda leva uma inovadora escova para pentear leoninos, totalmente grátis!"

Quem sabe se, ao invés de apertar a mão do médico, eu lhe der um abraço da próxima vez...

quarta-feira, maio 24, 2006

Província: as terras gélidas do sul

"A noite mais fria do ano até agora cobriu de branco o Rio Grande do Sul."

É o que diz a Zero Hora de hoje. E de fato, quem saiu cedo de casa hoje pôde testemunhar belas cenas, com campos cobertos pela geada, e uma bela serração (que no resto do Brasil tem gente que chama de "neblina").

De fato, apesar da temperatura estar mais branda hoje de manhã quando eu saí de casa (9º, contra os 4º de ontem), a serração e o vento constante soprando de sudoeste estavam de gelar até os ossos. Ainda agora, 11h passadas, olho pela janela, e vejo a serração cobrindo os prédios.

Penso que para o pessoal de São Paulo isso não deva ser novidade, com a diferença que a nossa serração é causada pelo frio, e a deles pela poluição. E depois tem gente que me pergunta porque eu sou tão apaixonado por essa cidade. Fazer o que? Eu sou provinciano!

Agora, como além de provinciano eu sou "caxias", mesmo com atestado e recomendações médicas para ficar em casa hoje, levantei cedinho e vim trabalhar. Eu não ia conseguir ficar tranquilo em casa de qualquer maneira, pelo menos aqui eu consigo fazer algo de útil, e resolver alguns problemas.

Então volto lá, pro meu trabalho, e vou seguir tomando meu chá quente. Saudações acaloradas, nesse clima gelado.

E viva o Comandante Adama!

terça-feira, maio 23, 2006

Música: Vocalista do Kaiser Chiefs é ninja!

E nas ilhas britânicas a coisa tá pegando, hehehe...

No último domingo, 21, o vocalista da banda britânica Kaiser Chiefs foi atropelado "bem de leve" na cidade natal dele, Leeds. Ricky Wilson atravessava a rua, na faixa de segurança, e com o sinal de pedestres verde para ele, quando um carro de pequeno porte avançou o sinal.

Wilson, famoso pelos saltos acrobáticos que dá nos shows da banda, escapou de um acidente mais sério exatamente por esta sua louca marca registrada. Ele tentou saltar por cima do carro, porém acabou sendo pêgo pelo parabrisa do veículo. Mesmo assim, ele apenas quebrou um dedo e teve algumas contusões.

No site oficial da banda, divulga-se o seguinte: "Isso pode soar como uma brincadeira, mas o que provavelmente salvou "Ricky' foi sua marca registrada, os pulos. Ele é o homem mais sortudo do mundo por ainda estar vivo."

A polícia britânica confirma se tratar de um carro de pequeno porte, que fugiu sem prestar socorro. Bem, para aqueles que falavam mal das performances nada tradicionais do cara no palco, essa foi a prova de que a música pode sim, te salvar.

Bem, essa foi por pouco, pois quase perdemos um integrante imprescindível, de uma ótima banda. O Kaiser Chiefs recebeu 12 indicações ao Mercury 2005, um dos mais importantes prêmios da música britânica. Também conseguiu seis nomeações ao Brit Awards 2006: melhor grupo britânico, álbum, performance ao vivo, performance de rock e performance revelação.

Em 2005 os caras lançaram o album de estréia, "Employment", onde emplacaram sucessos como "Na Na Na Na Naa", "Oh My God" e "I Predict a Riot" (que foi lançado primeiramente em um single homônimo, em 2004). Aqui no Brasil, o primeiro som deles que eu ouvi foi justamente "Oh My God", que me chamou muito a atenção pela sonoridade mais "'cool", mais suave, porém ainda assim com uma veia muito forte de rock 'nd roll.

Província: E chega o inverno!

Pois é, pessoas, chegou o inverno na província...

Friozinho de 4º ao acordar, máxima prevista de 16º (isso porque temos sol), e o minuano soprando manso, só pra aumentar a sensação de frio. Ironicamente, nesses dias eu saio da cama mais cedo.

Esse frio é uma das marcas registradas do Rio Grande do Sul, e digo com certeza que, quem ainda não veio para Porto Alegre no inverno, nunca veio à Porto Alegre.

Tomar um vinho na República, um creme de queijo no Van Gogh, reunir os amigos para um "queijos e vinhos" na beira do fogo, ou mesmo um churrasquinho com a gurizada... No inverno é muito mais gostoso.

Um brinde ao inverno, que como tudo na vida, tem seu lado ruim, e tem me posto gripado nas últimas quase 7 semanas...

sexta-feira, maio 19, 2006

Tecnologia: 8º ILPI

Então, ontem participei do 8º Encontro Locaweb para Profissionais de Internet.

Minha opinião? Muito bom. Fora a última palestra que me pareceu irrelevante, o encontro todo foi muito bom, muito útil.

Destaque para as palestras dos executivos do Google e Microsoft, que apresentaram novas tendências no mercado de desenvolvimento de websites, e para a maneira que se faz negócios na web. Destaque também para a palestra do Mario Persona, que foi fora de série. O cara realmente é muito bom. Eu realmente recomendo o do ano que vem, para quem quiser ir. Vale muito a pena, tanto em termos de informação, quanto em termos de networking.

Dentre as novas tendências apresentadas no encontro, destaque para a tecnologia Ajax, e para o produto Atlas (framework da Microsoft para desenvolvimento em Ajax). Vai ser algo realmente legal de se usar, apesar de ainda ser um pouco complicado de se desenvolver, visto que não existem muitas bibliotecas disponíveis. Já na área de Marketing, o novo modelo de negócios em publicidade norteado pelo Google (e que já está sendo copiado pelos provedores, tais como o UOL) vai dar muito o que falar ainda, através do AdWords e do AdSense.

Mas o que me deixou feliz mesmo foi a camiseta do Gooooooogle que eu ganhei por acertar quem são os fundadores do Google (pergunta fácil para mim, hehehe). Estou até pensando em lançar uma série de fotos no meu fotolog, sobre as minhas camisetas prediletas (e porque). Outra coisa foi a observação que ouvi da minha irmã, dizendo que eu deveria ser "radialista", por causa da minha voz.

Hoje, dia chuvoso, trabalhar, ir pra aula a noite, e depois pra casa dormir. Estou cansado, bastante cansado, e essa gripe não me deixa... Sonzinho, pra curtir a chuva...

:: The Today OST ::
01 - The Verve - Bittersweet Symphony
02 - Oasis - Cast no Shadow (Acoustic)
03 - Blur - Coffee And TV

>> Bônus Track
04 - The Verve - Lucky Man

quarta-feira, maio 17, 2006

Drops: Ausência

Galera, amanhã, dia 18/05, estarei ausente de MSN, telefone, etc., o dia todo.

Motivo: vou participar de um evento sobre marketing e internet, para profissionais web.

Local: Hotel Sheraton

Qualquer coisa, mail me: cristiano@poabynight.com

segunda-feira, maio 15, 2006

Drops: RSS Feed e análise de público

Pois é, o blog está no ar, e até o momento os números são timidos, porém interessantes.

Recentemente fui aceito para participar do programa Google Analytics, e registrei o blog como um dos sites a serem monitorados. O interessante do Google Analytics é que eu tenho informações bem completas com relação a quem visita o blog, e descobri que já tive acessos de lugares que eu jamais imaginaria.

Quem diria que o blog teria leitores em Lisboa (Portugal), Dublin (Irlanda), Ewell (arredores de Londres), Turin (Itália), Holmeja (não consegui descobrir onde raios é isso), Hyderabad (Índia) e Cidade do Mexico, isso sem mencionar leitores do resto do Brasil. Tudo bem, deve ter sido algum tipo de bizarrice os caras terem caído no meu blog, mas é legal perceber que a internet as vezes pode proporcionar integração com partes do mundo que tu em sabia que existiam.

De qualquer forma, volto a falar do Feed RSS do blog, para quem usa algum tipo de centralizador, ou mesmo pra quem usa a página inicial personalizada do Google. Basta adicionar o seguinte endereço em seu centralizador:

http://www.sunsetrider.blogspot.com/atom.xml

Bem, era isso, boa segunda-feira pra vcs...

:: The Today OST ::
01 - Jack Johnson - Upside Down
02 - The Clash - Police and Thieves
03 - Nada Surf - Do It Again

>> Bônus Track
04 - Jack Johnson - Walk Alone (Early Acoustic)

sexta-feira, maio 12, 2006

Brasil: Calote Internacional

E na américa latina, a crise continua.

A última do índio foi chamar o Brasil de "contrabandista" em plena convenção internacional em Viena, afirmação que não gerou nenhum tipo de reação do nosso "maravilhoso" presidente. Isso cada vez mais me leva a crer que o nosso presidente é um banana, e cada vez mais se mostra um enrolão naquele cargo, sempre dando desculpas ou se fazendo de desentendido quando aparece algum problema complicado demais para se resolver sem ser com o uso de demagogia e discursos escritos por terceiros (até porque sempre que ele improvisa, fala besteira coitado).

O Lula as vezes me lembra aquelas madames emergentes, novas-ricas, que vão à eventos sociais e só dão vexame, fazem gafes, e todo mundo acha engraçadinho, como se fosse aquele bichinho de estimação desajeitado. Ele se expressa mal, não entende nada de gestão, é fraco, desatento, irresponsável e agora, se mostrou um total e completo banana (não, é chocotofe!).

A atitude do governo brasileiro diante da nacionalização dos hidrocarbonetos na Bolívia está de fraca a inexistente. O Evo Morales simplesmente resolve que vai ficar com o patrimônio brasileiro, dizendo que não vai pagar nada por isso, nos chama de ladrões e contrabandistas, e o que o nosso governo faz? Nada!

Sinceramente, estamos mal assistidos, mal representados, com este governo conformista e irresponsável. O presidente é alguém que deve não apenas representar uma nação, mas também defender os interesses desta, e não simplesmente aceitar que um governo estrangeiro que se mostra imaturo e desqualificado venha e literalmente roube um patrimônio nosso.

Em outros tempos, ou talvez em outro cenário, isso seria motivo suficiente para dar início a uma guerra. Claro, uma guerra é uma medida extrema que eu desaprovo totalmente, longe de mim sugerir que esta seria a solução. Mas também não podemos bancar os bois mansos, deixando com que o outro país faça o que bem entender com o que é nosso.

Com o posicionamento do Lula nessa crise, o Brasil perde credibilidade frente às outras nações, além de que teremos um prejuízo direto no bolso do povo. Ok, tudo bem, o governo diz que não vai repassar um possível aumento no preço do gás natural, e aí as pessoas de visão mais curta acham que vai ficar tudo bem, afinal não vão desembolsar nada a mais caso os preços aumentem lá fora. Porém o dinheiro gasto para subsidiar estes reajustes, que não vai ser pouco, poderia ser empregado de maneira mais inteligente, na educação ou emprego (na minha opinião, se investirmos em educação e emprego, todos os outros problemas se resolvem como consequência).

Se o dinheiro gasto pelo governo a médio e longo prazo com um possível subsídio do gás natural boliviano fosse usado para subsidiar empregadores brasileiros, a indústria, agricultura, se fosse empregado para melhorar o ensino fundamental e médio (porque é aí que está o problema, as cotas das faculdades é simplesmente um recurso burro, usado por governantes burros), certamente teríamos uma melhora na qualidade de vida do cidadão brasileiro sem precedentes. Mas não, é mais "pop" ser "ponderado, maduro e prudente", e deixar um "presidentezinho" estrangeiro sair fazendo discursos Anti-Brasil, denegrindo a imagem do nosso país perante o cenário internacional, e fazer de conta que não é conosco.

Aliás, o Lula é muito bom em se fazer de desentendido não é? Com o caso do mensalão, da CPI dos correios, e de toda essa roubalheira que está rolando em Brasília, ele sai pra viajar, pra se reunir com outros líderes de estado, vai fazer turismo pelo mundo, como se todo esse rolo não tivesse nada a ver com ele. Poxa, os principais homens do governo dele, seus braços direito e esquerdo, aqueles que eram responsáveis diretos pela imagem do governo dele, caíram sob acusações de corrupção. E ele insiste em dizer que não sabia de nada, e sai de perto para que não respingue nada nele quando algo for jogado no ventilador. Sinceramente, devo parafrasear Alexandre Fetter agora, e dizer que de fato, quem ainda pensa em votar no Lula só pode ser alienado.

Sobre o Evo Morales, só posso sentir pena. O cara é uma criança, com um brinquedo novo. Não faz a mínima idéia de como se gerencia um país, não faz a mínima idéia de como se mantém uma nação forte em um cenário internacional, e ainda por cima é altamente manipulável. Na minha opinião de leigo, eu acho que toda essa crise foi não apenas encorajada, como manipulada pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, e sua PDVSA. Para mim, ficou bem claro que Chávez manipulou o Índio Morales, em nome dos interesses da própria Venezuela, e o pobre índio, como não tem cancha para lidar com a malícia desse cenário, caiu como um patinho.

Agora, o mais engraçado é que o Lula foi o grande defensor do Chávez na américa latina. E agora, da mesma maneira que o Chávez tem o discurso "Anti-EUA", agora o venezuelano fica incentivando o boliviano em seu discurso "Anti-Brasil". Devo concordar com Kennedy Alencar, ao dizer que é hora do Lula se afastar das relações amistosas com Chávez e Morales, e começar a defender o nosso país como um presidente de verdade deve fazer. Hora de parar de viver o "sonho de cinderella", e cair na real. O cara sempre criticou quem estava no poder, e algumas das primeiras medidas dele foi comprar harleys para os batedores dele, e um avião novinho pra ele viajar.

Sabe, estou chegando a conclusão de que não dá pra criticar o Lula. O cara não governa o Brasil, e nem tem poder sobre o país. Ele é só uma figura alegórica lá na frente, um sorrisinho simpático, de gente simples, para ilustrar a imagem real do povo brasileiro: bobo, desinformado e alienado. De fato, Lula é o representante do povo brasileiro.

E quem não concordar comigo, sinta-se a vontade. Eu não entendo nada de política, não entendo nada de economia, nem nunca entendi. Só não tentem me convencer de que a situação do país está melhorando, se nada do que eu compro ou consumo está mais barato, se meu salário vale cada vez menos, e se estou pagando quase R$ 2,00 por uma passagem de ônibus. Pelo menos pra mim, não está havendo melhora nenhuma, e nem para ninguém que eu conheça...

quinta-feira, maio 11, 2006

Cinema: Código da Vinci

Pois é, às vésperas da estréia mundial do filme O Código da Vinci, baseado no best-seller do Dan Brown, o mundo inteiro está agitado.

A igreja, apavorada, promovendo dezenas de palestras e eventos para desmistificar e desmentir as teorias apresentadas no livro. Políticos de forte inclinação religiosa tentam proibir a execução do filme em seus países. Inclusive um deputado, do PSB de São Paulo, quer proibir o filme no Brasil pois ele considera que o filme "agride a liberdade de crença". Sinceramente? Acho que o tal deputado quer só aparecer...

Eu li o livro logo que saiu, bem como já li outros livros do mesmo autor, e tenho uma opinião bem formada com relação à obra dele: divertida. Ponto. O cara tem ótimas sacadas, joga bem com o suspense, os enigmas dele são bem elaborados, mas ainda assim a leitura é fácil, rápida e envolvente. Gosto de escritores descritivos, pois eles conseguem transmitir bem as cenas para pessoas com uma imaginação hiperativa como a minha.

Mas o próprio Dan Brown avisa que o livro é uma obra de ficção, inspirada em instituições verdadeiras e teorias da conspiração existentes, mas ainda assim uma mera obra de ficção. Quem já leu algum outro livro do cara além do Código, notou que essas conspirações, envolvendo instituições e figuras famosas é uma característica da obra do autor.

Sinceramente, quem considere o livro uma afronta à fé cristã, deveria rever seus conceitos de fé, e principalmente, de cristandade. Eu sou cristão, me criei dentro da igreja católica, e tenho uma fé muito segura. Acho que o filme O Código da Vinci fará muito melhor para as pessoas, e para a fé em si, do que aquela abominação dirigida pelo Mel Gibson, que é A Paixão de Cristo. Aquele filme é coisa de uma mente doente, sádica, que realmente não entende nada do sacrifício de Cristo.

Que venha o filme do Ron Howard, estou ansioso para assistí-lo e tenho certeza de que vou adorar. É uma obra de ficção, e não uma conspiração contra a igreja católica. Acho que esses políticos deveriam se preocupar com questões mais práticas, como educação e emprego.

quarta-feira, maio 10, 2006

Drops: My Pretzel...

"My pretzel..."

Pois é, e o duende macabro sobreviveu mais uma vez. Poxa, porque grandes astros do rock podem morrer engasgados, e essa praga não morre?

Situando vocês, o Bush desmaiou e caiu do sofá de casa nesse final de semana, depois de se engasgar com um pretzel. E o mais engraçado é que isso ocorreu exatamente 10 anos depois do pai dele vomitar e desmaiar durante um banquete em Tóquio, oferecido pelo então primeiro ministro japonês, Kiichi Miyazawa.

Será alguma relação macabra, envolvendo as forças satânicas que manipulam o governo yankee? E ainda tem gente que falava mal do Bill Clinton...

Música: Hardcore vs Emocore

Estava observando algumas bandas mais tradicionais do hardcore, punk, grunge, e encontrei um padrão.

Bandas como MxPx e No Use For A Name estão migrando gradualmente para o emocore, deixando de lado suas raízes mais "hard", optando por um som mais comercial. O lado bom dessa mudança é que essas bandas costumavam ter uma qualidade musical e técnica invejáveis, e com a nova proposta, eles mantiveram esta qualidade. Nos trabalhos mais recentes de MxPx (Panic, de 2005) e No Use For A Name (Keep Them Confused, também de 2005), as bandas trouxeram um som mais leve, porém não perderam nada de sua técnica que os colocou entre algumas das melhores bandas de seu segmento original. Se compararmos as bandas novas, que já ingressaram no Emocore, os "véios" dão uma verdadeira aula de música.

O lado ruim é que temos cada vez menos bandas para representar o "barulho infernal" que ouvíamos durante a adolescência. Porém outras bandas, como a Lagwagon em seu album Resolve, também de 2005, mantiveram o antigo estilo, melhorando apenas a produção de seu trabalho.

Resta agora saber até quando as últimas bandas do real hardcore vão resistir...

Drops: Enquanto isso, na américa latina...

Pois é, e o digníssimo presidente Lula continua se fazendo de desentendido.

Essa crise do gás boliviano já está dando o que falar lá fora, e a última dos índios é que segundo a interpretação deles da constituição boliviana, eles não são obrigados a indenizar a Petrobrás. Segundo eles, os acordos comerciais que garantiram a exploração de hidrocarbonetos por parte da Petrobrás na Bolívia são ilegais, e não foram ratificados pelo congresso boliviano.

Ok, ok, os caras são caloteiros, mas sinceramente, o nosso governo e a própria Petrobrás está pegando muito leve com os caras. Infelizmente temos de admitir que nosso presidente é um banana (não, é chocotofe!), e que não temos ninguém para defender nossos interesses, seja lá fora, seja aqui dentro.

Bem, mas o que esperar de um presidente que dá uma de joão sem dedo, digo, sem braço, e vira de costas para não ver toda a sujeira que está rolando dentro da própria casa do governo? País colônia, país sem lei, ou melhor, país com lei demais e justiça de menos, em que se emite "abias corpus" preventivo para ladrão, e se aceita que um presidente, coitadinho, não saiba o que está acontecendo ali nas portas do próprio gabinete.

Lembrem-se que por muito menos já tiramos um presidente do poder...

A única explicação que eu consigo encontrar para a situação estar se sustentando, é que a Globo não quis tirar o Lula ainda, porque na hora que eles mudarem de idéia...

RSS Feed

Aí galera, pra quem usa algum tipo de centralizador RSS, o link para ficar ligado nas atualizações do blog é o seguinte:

http://sunsetrider.blogspot.com/atom.xml

Uma boa dica de centralizador é a página inicial personalizada do Google, que é muito prático e dá até pra colocar as condições do clima da sua cidade.

Drops: Mean Kids

Hoje eu estava vindo para o escritório, e comecei a observar a criançada nas paradas de ônibus. O que leva um adolescente a pensar que se ele misturar o estilo do vocalista de 3 bandas ruins diferentes, ele vai estar demonstrando ter "atitude" e "estilo próprio"?

Estava observando uma guria muito mal vestida na parada, e pensando: como será que os pais dessa gurizada se sentem? Eu, sinceramente, acho muuuito ridículo. Se bem que, no meu tempo de aborrescente, eu era grunge e achava que andar sujo e rasgado era o máximo.

Cada época com suas modinhas...

terça-feira, maio 09, 2006

Sunset Rider: The Beggining

Então tá galera, Cristiano Molina voltando a ativa no mundo dos blogs. Estava com saudade de escrever, de botar alguma coisa pela qual as pessoas pudessem sentir desprezo ou admiração pela minha pessoa, hehehe.

Esse blog aqui vai ser um espaço mais pessoal, para eu falar minha opinião sobre diversos assuntos, mas nada muito técnico ou relevante. Só opiniões e impressões pessoais, sobre qualquer coisa. O template ainda é um dos padrões do Blogspot, porque eu não tive tempo de estudar a arquitetura deles para fazer o meu próprio template.

De qualquer forma, estou de volta ao serviço, meio doente (gripe é soda), mas bem disposto até. Isso aqui vai começar meio devagar ainda, mas em breve acho que engrena, e então teremos novamente longas dissertações irrelevantes sobre assuntos menos relevantes ainda, como era de praxe, porém também teremos alguns "drops", textinhos curtos sobre algum assunto que me estale na hora. Mas não esperem muita profundidade, pois vou tentar evitar muito "peso" neste blog.

Certamente alguns vão ficar em dúvida quanto ao nome do blog, apesar de que para mim e para alguns outros deve parecer bastante óbvio. "Sunset rider" em inglês significa "andarilho do pôr-do-sol", e é uma alusão direta a duas características bem marcantes na minha pessoa: a mania de sair perambulando por aí, as vezes sem destino, e minha paixão pelo principal cartão postal dessa cidade.

Mas do que eu vou falar aqui, exatamente? Tá aí uma boa pergunta, que eu pretendo responder ao longo dos próximos 10, 20 ou 100 posts. Eu ainda não sei bem ao certo, e nem sei se terá como definir exatamente sobre o que se tratará este blog. Vou falar qualquer coisa que eu quiser, sobre qualquer assunto, e pronto. Quem sabe, de vez em quando, apareça algo aproveitável aqui.

Por enquanto, era isso. Vou seguir trabalhando, curtindo um sonzinho dos meus tempos de "aborrescente".

:: The Today OST ::
01 - Midnight Oil - The Dead Heart
02 - Hoodoo Gurus - 1000 Miles Away
03 - Pearl Jam - Even Flow

>> Bônus Track
04 - Hoodoo Gurus - I Want You Back

Cristiano Molina
- Back to neverland...