terça-feira, junho 26, 2007

Música: Bonecas, Patetas e Irmãos

New York Dolls - One Day It Will Please Us to Remember Even This (2006) - As "velhas bonecas de Nova Iorque" estão de volta nesse album de 2006 que estará estourando por aqui agora em 2007. Banda formada em 1971, seguiram muito bem até 1975, quando começaram as clássicas brigas, separações e por aí vai (dizem as más línguas que as brigas começaram devido a problemas para conseguir heroína durante uma turnê... vai saber?).

Ao contrário de outras bandas, que citam grandes bandas como suas influências, o New York Dolls pode dizer que influenciou alguns dos maiores nomes do rock 'nd roll da história, tais como Kiss, Blondie, Ramones, Aerosmith, Mötley Crüe, Guns N' Roses, e até mesmo Morrissey dos Smiths, que inclusive foi presidente de um fã-clube do New York Dolls. Pois é, apesar de nunca terem realmente estourado a nível mundial, os caras têm uma importância enorme na música.

Este novo álbum veio bem carregado com um rock mais "roots" (hehehe), bem anos 70, bem o que aprendemos a gostar desde criancinhas, com influências no blues, country, folk e afins. Som objetivo, direto, sem grandes floreios, sincero mesmo. Recomendo, com destaque para as faixas Runnin' Around, Plenty of Music e Ain't Got Nothing.


The Stooges - The Weirdness (2007) - Apesar de eu achar que esta banda dispensa apresentações, uma introdução rápida sempre é válida. Ativa entre 1967 e 1974, voltou a ativa em 2003. Para justificar a relevância da banda, bastam um nome: Iggy Pop. Vocalista da banda desde seu começo, e até hoje mostrando que "beleza não pôe mesa", com seu vocal competente.

Influenciaram nomes como Kurt Cobain (que listou a faixa Raw Power como sua música predileta de todos os tempos em seus diários), Sonic Youth (que gravou I Wanna Be Your Dog em 1983), Slayer (que também gravou I Wanna Be Your Dog nos anos 90, com algumas "personalizações" na letra), Guns N' Roses (que gravou Raw Power em 1993), Red Hot Chili Peppers (que gravou Search and Destroy), entre outros.

Este novo album mostra um rock "das antigas", rock bem cru, sem riffs muito pesados, mas com solos gostosos de ouvir, além de uma bateria simples e sem floreios. Além disso, tem grandes momentos do Iggy nos vocais,e dou destaque às faixas The Weirdness e Free & Freaky, com todo seu "climão" rock 'nd roll.


The Fratellis - Costello Music (2006) - Já que não só de "revivals" vive o homem, importante falar de algumas coisas novas também. E uma grata novidade é o album dos escoceses The Fratellis. Ao contrário do que o nome sugere, os caras não são irmãos, nem mesmo italianos. A banda surgiu com 3 amigos que viajavam com um parque de diversões itnerante em Glasgow (Escócia). Outra versão conta que a banda se reuniu através de um anúncio que o bateirista Gordon McRory colocou sob um "nome falso" procurando por músicos que quisessem "conquistar o mundo".

Assim como sua origem, o nome da banda causa bastante confusão e expeculações. A primeira versão que surgiu falava que os membros haviam se inspirado nos Irmãos Fratelli do filme "Os Goonies" (1985), porém os próprios membros da banda desmentiram esta versão ao vivo na rádio BBC. Uma versão mais aceita diz que na verdade o sobrenome original do baixista Barry seria Fratelli. Como uma maneira de deixar clara que a amizade dos 3 integrantes era forte como uma irmandade, todos adotaram nomes artísticos com o mesmo sobrenome, formando então o trio Jon Fratelli (A.K.A. John Lawler, guitarra e vocal), Barry Fratelli (A.K.A. Barry Wallace, baixista) e Mince Fratelli (A.K.A. Gordon McRory, bateirista, backing vocal, e ocasionalmente toca guitarra e banjo).

O album de estréia da banda, Costello Music, mostra um lado indie bastante forte e evidente, com toques fantásticos de folk e um balanço natural que dá até vontade de dançar e assoviar. Aliás, a faixa Whistle For The Choir tem um solo de assovio muito bem colocado. Além desta, destaque para as faixas Flathead (cujo clipe homenageia algumas das maiores musas italianas do cinema) e Chelsea Dagger. Album divertido e com alta qualidade musical, feito por gente que sabe e gosta do que faz.

quinta-feira, junho 21, 2007

Música: dicas para ouvir

Saudações!

Bem, algumas novidades que baixei, e recomando que escutem. Textinho escrito meio às pressas ontem a noite, somente agora tive tempo de entrar para postar.

Linkin Park - Minutes to Midnight (2007) - Depois de anos sem lançar nenhum trabalho inédito, a banda de Los Angeles aparece com o novo Minutes to Midnight. Com um som mais maduro e limpo, a banda flerta com influências bem nítidas, que vão do metal clássico, passam pelo rap e vão até o gospel. Se a combinação parece bizarra, o resultado ficou muito bom, com destaque para as fantásticas Given Up, What I've Done e Hands Held High.

The Long Blondes - Someone To Drive You Home (2006) - Apesar do nome, a banda não tem nenhuma loira. Na verdade são 3 morenas e 2 barbados. Formada em Sheffield, na Inglaterra, fazem o estilão "glamour punk" e um som bem indie, com vocal feminino inspirado e boas influências, como Buzzcocks, Ramones e Burt Bacharach. Pessoalmente, eu vejo algo de Save Ferris nas influências deles também.

Arctic Monkeys - Favourite Worst Nightmare (2007) - Contrariando as expectativas e vencendo a maldição do segundo disco, a banda britânica emplaca uma verdadeira surpresa: Favourite Worst Nightmare conseguiu se mostrar ainda melhor que o primeiro album. Se eles estavam totalmente despreocupados e sem expectativas no album que lançaram aos 19 anos, agora com 21 eles apresentaram um som mais maduro, responsável e seguro de si. Se o primeiro disco ainda tinha um "quê" de amador, o segundo está muito bem produzido, e bem mais engrenado. Vale a pena.

Dúvidas, críticas, sugestões e opiniões, os comentários estão a disposição.

sábado, junho 16, 2007

blogLife: In A Box

Estava pensando hoje... Do que eu sinto falta?

Não é de amor, afinal eu tenho o melhor amor do mundo (e ela me tem também). Não é de sucesso, afinal teoricamente tenho me saído bem na minha carreira, construindo pacientemente cada nível, antes de subir para o próximo.

Talvez um pouco de reconhecimento, pelo esforço diário para fazer do mundo um lugar um pouco melhor, menos estressante. Nah, não é isso. Fama? Definitivamente não. Ok, talvez um pouco, sou leonino afinal, e dizem que ela é meio viciante. Mas ainda não é isso.

Ah, sim. Acho que sei do que eu sinto falta. De verdade. Acho que ando sentindo falta de ser inteligente. Sinto falta de ser esperto, de ter opiniões interessantes, e pessoas interessadas nas minhas opiniões. Me tornei tão INSERIDO nesse mundo todo certinho da tecnocracia, que tenho me sentindo praticamente no dever de simplesmente "seguir o plano, sem grandes alterações, evitando turbulências".

O que houve com o cara diferente, esperto, pseudointelectual, filósofo de boteco, blogueiro patológico, que escrevia todos os dias, as vezes mais de uma vez por dia, que tinha coisas relevantes a falar, coisas interessantes (ou não), mesmo que fosse uma besteira pensada em uma caminhada curta de 15 minutos de um lugar para o outro?

As vezes dou um tempo para a cabeça navegando sem rumo na internet, e caio em blogs, páginas e colunas de pessoas anônimas para mim, mas que de certa forma construíram grupos de leitores assíduos, exatamente como eu fiz no passado. E esses "quase escritores" parecem tão carregados de vontade, de vida, de idéias, de opiniões... Que chega a me bater uma pontinha de inveja.

Quando que eu deixei de me permitir ter idéias e opiniões diferentes do resto do gado? Quem é esse cara que anda arrumadinho com gel no cabelo todos os dias, com a minha carteira no bolso e se apresenta mentindo que sou eu? Quem raios é esse barbudo no espelho? É, sou eu... Aspirante a tecnocrata, modelo standard, sem marcações distintas.

É... Sinto falta de uma certa liberdade... De ser diferente... De ser eu mesmo...

Não, nada disso. Acho que, no final, eu sinto falta é de dinheiro mesmo. C'est la vie, mon ami!

Dentro/Fora
Pato Fu


3 a 3 melhor que 2 a 2

Não depende da largura
A entrada é de fora, a de dentro é saída

Já pensou? Estar dentro, nunca fora
Já pensou? Estar dentro, nunca fora
Já pensou? Uo uo uo uo uo uo uo

3 a 3 melhor que 2 a 2

Invadindo toda rua
Todos fora, indo e vindo

E mais, e mais
Já pensou? Estar dentro, nunca fora
Já pensou? Estar dentro, nunca fora
Já pensou? Uo uo uo uo uo uo uo

Já pensou?
Já pensou?
Já pensou?

sexta-feira, junho 15, 2007

blogLife: Encontros e Desencontros

Não, não vou falar sobre aquele filme com o Bill Murray. Vou falar dos 35 dias sem postar nada por aqui. Provavelmente as pessoas nem devem mais estar frequentando isso aqui, hehehe. Nada que eu não tenha me acostumado ainda.

Na verdade estava pensando nisso com o último post. O blog anterior rendia as vezes absurdas 2000 visitas em um único dia, tendo chegado a recordes de mais de 6000 das 10h as 23h. E o novo blog, simplesmente chega a passar as vezes 2 ou 3 dias sem uma única visita, nem sequer minha, hehehe.

Quem diria que eu, de pseudo-celebridade passaria a "só mais um carinha no ônibus, a caminho de casa no final da noite". É, a vida tem dessas coisas, um dia você é reconhecido por estranhos na rua, no outro seus ex-colegas te cumprimentam sem lembrar seu nome. Não que eu sinta falta. Realmente não sinto.

As vezes é bom poder andar na rua, totalmente anônimo, sozinho com seus pensamentos e a música...

Day After Day
Pato Fu


He wants her love
But never took a shower
He loves her badly
But he does not have a dollar

He listens good
Can´t understand the words
He wants a better life
But life keeps getting worse

He just cannot remember
Anybody´s name
When the situation degenerates
There´s no one to blame

He tries to do things right
He knows he never will
´Cause his favorite song
My friend
Is The Fool On The Hill