blogLife: post para ninguém entender...
O que pode um homem fazer para mudar o mundo?
O que pode um homem fazer para mudar o SEU mundo?
Sinto falta da noite. Eu costumava pensar melhor naquele tempo...
Um espaço para um cara comum viajar sobre coisas comuns, que ele vê em sua vidinha comum, tentando entender o que raios afinal é ser comum.
O que pode um homem fazer para mudar o mundo?
O que pode um homem fazer para mudar o SEU mundo?
Sinto falta da noite. Eu costumava pensar melhor naquele tempo...
Postado por Cristiano Molina 2 comentários
Marcadores: bloglife
Enviei hoje este texto à minha equipe, para que pensassem sobre seu conteúdo. Achei tão válido, que resolvi postar aqui, pois pode ser útil para mais pessoas.
--
Recebi uma pesquisa do meu amigo Anderson Salles, que achei bastante interessante. É uma pesquisa do professor Luiz Marins, da Anthropos Consulting, que fala sobre 6 razões para que um funcionário que se considerava estável e seguro em seu emprego seja dispensado pela empresa. O professor Luiz Marins entrevistou diversos empresários e gestores, e conseguiu identificar atitudes, que eu considerei como grandes inimigas do sucesso. São elas:
1) Arrogância. A pessoa perde a noção de seu lugar e começa a tratar mal as outras pessoas;
2) Achar-se indispensável. A pessoa se acha tão indispensável, que acaba sendo dispensável. Ela acredita que sem ela, a empresa não sobreviverá;
3) Fazer-se de ocupada. A pessoa que começa se fazer de muito ocupada é porque perdeu a noção de que ela não é, por certo, a pessoa mais ocupada do mundo;
4) Não participar de cursos, treinamentos, palestras que a empresa promove. Ela acha que não precisa de nada disso;
5) Cumprir rigorosamente o horário. Nem um minuto a mais, nem um minuto a menos. São verdadeiros robôs. Pessoas que não andam o quilômetro extra;
6) Segurar informações vitais para o trabalho dos seus colegas e não colaborar.
Acredito que estas atitudes podem não levar a uma dispensa, porém com certeza irão prejudicar o desenvolvimento da pessoa dentro da organização, tolhendo oportunidades de crescimento e impedindo que cada um de nós demonstre todo o nosso potencial.
Para que possamos nos desenvolver profissionalmente, é importante termos o entendimento de que uma organização é constituída, antes de mais nada, de pessoas, e que precisamos nos relacionar bem e de maneira colaborativa com cada um dos nossos colegas. Portanto, peço a cada um que leia novamente as 6 razões propostas pelo professor Marins, e pense se não está de alguma maneira jogando contra si mesmo em sua vida profissional.
O profissional de sucesso é sempre aquele que, antes de mais nada, percebe a si mesmo de maneira sincera, conhece seus talentos, aceita suas limitações, e se esforça para vencer todos os desafios que encontra, sejam eles impostos pela vida, sejam eles impostos por si mesmo. Humildade para aprender, simpatia e disposição para trabalhar em equipe são características indispensáveis nos grandes profissionais de hoje e do futuro.
Lembrem: até mesmo os maiores mestres um dia já tiveram um mentor, e mesmo atingindo grandes conhecimentos, nunca pararam de aprender. Sucesso a todos!
Postado por Cristiano Molina 0 comentários
Marcadores: Arte da Guerra