segunda-feira, setembro 18, 2006

Opinião: A opinião dos eruditos

Escrever sobre algum assunto mais genérico, que não exija muita especialização, é realmente muito mais fácil. Não pela facilidade de se produzir conteúdo em si, mas também pelas opiniões geradas pelo texto. Quando escrevemos para especialistas, o nível de cobrança é épico, e em 99% das vezes, ninguém vai concordar com o que você disse, podendo até mesmo chegar ao nível de ridicularizar o autor.

Quando escrevemos sobre um assunto que exige um maior nível de especialização, um assunto específico e que não é de domínio do grande público, normalmente quem vai opinar são outros especialistas, e que normalmente não terão a mesma opinião que o autor sobre o assunto.

O que complica mais a escrita para "eruditos" são exatamente as opiniões, o "feedback". Eruditos muitas vezes me passam a impressão de se sentirem na obrigação de discordar, eles PRECISAM dizer algo em contrário do que está escrito, como se o contraponto fosse na verdade um dever cívico.

Acho que neste ponto, não posso me considerar um especialista em nada, e sim um tremendo generalista mesmo. Consigo gostar do que os outros escrevem, e muitas vezes até tenho opiniões que não estão 100% de acordo com o texto, mas prefiro acrescentar conteúdo e idéias, do que invalidar totalmente um texto, ou até mesmo ridicularizar o autor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso também pode ser nomeado "chamar atenção". Quem não gosta de nada e ridiculariza, ah, isso é uma falta de conteúdo e personalidade que eu vou te contar..
É uma coisa tu discordar de algo e argumentar, outra coisa é tu não saber reconhecer um bom texto ou livro, enfim, e pisar em cima. Isso é falta de respeito ou recalque..
Um beijo, querido