sexta-feira, março 02, 2007

Crônica: Futilidade é coisa de Macho

Na vida acabou se criando uma convenção de que as mulheres foram, são e sempre serão fúteis. Nós, homens cultos, estudados e que valorizamos quesitos menos cotados como inteligência, cultura e presença de espírito simplesmente convencionamos para a sociedade de que as mulheres são, em sua esmagadora maioria, fúteis. Mesmo a menos fútil das mulheres ainda é fútil, ainda se escabela por causa de um cantinho descascado no esmalte, ainda têm aquela reação "mega-meiga" quando vêem um filhotinho, ainda acham que 2 bolsas e 6 pares de sapato é pouco.

Mas e não é verdade? Realmente, as mulheres têm certas preocupações que vemos como o cúmulo do ridículo, como ter um ataque porque saiu na rua e viu outra mulher com um vestido igual àquele que ela não usa há 3 anos, ou largar aquela célebre frase "Aiii!!! Quebrei minha unhaaa!!!", com aquele pesar choroso na voz. Mas já pararam para pensar que nós, varões reprodutores da espécie, orgulhos da mamãe, também somos totalmente fúteis?

Pois é, nós homens, por mais "cultos" que nos consideremos, por mais "pessoas" que sejamos, também temos nossas futilidades. E uma coisa engraçada que observei é que, quanto mais "cultos" ficamos, mais exigentes e mais fúteis nos tornamos. Mas aí quando imaginamos um homem fútil, logo nos vem à mente a imagem daquele cara que se veste todo charmoso, que faz as unhas, está sempre com o cabelo bem aparado, barba bem feita (ou cuidadosamente "por fazer"), que fala sobre 10 autores diferentes (em 3 línguas diferentes), escuta jazz e personifica um verdadeiro modelo de metrossexual. Mas aí é que nos enganamos.

Realmente, um homem assim tem muitas futilidades, mas não é somente ele. Os homens "com H maiúsculo" como costumam dizer por aí são as vezes muito mais fúteis do que o mais "cult" dos intelectuais. Como exemplo de "Futilidade de Macho" podemos começar pelo clássico futebol. Quer coisa mais fútil do que o ataque histérico de um vivente na frente da televisão, xingando o juíz e quase chorando, por causa de um gol perdido? Ou a capacidade de citar a escalação do seu time do coração dos últimos 5 anos, com a mesma convicção e rapidez que uma mulher conseguiria citar os estilistas de uma grife famosa na última coleção outono/inverno.

Mas não é somente no futebol que vemos o quanto nós, machões, somos fúteis. Quer maior frescura do que ficar escolhendo marca de cerveja? O resultado vai ser o mesmo afinal, variando apenas a intensidade da dor de cabeça no outro dia. Ou a babação que é quando passa aquele Mustang 67 vermelho conversível, bem devagar. Quer maior futilidade que dois homens discutindo a relação custo/benefício de um motor 1.0 e a de um motor 1.6? Só o que o carro tem que fazer é andar e gastar pouco, o resto é besteira!

Bem, não precisamos ir tão longe assim, não precisamos ser tão extremos, para mostrar como nós homens somos fúteis. Querem exemplos mais simples? O lado da cama em que dormimos, o tipo de cueca que preferimos, determinado modelo de calça, tênis/sapato, aquela vontade de comprar um sobretudo de couro bem estiloso, aquele óculos escuro que nos deixa com "pinta de malvado", o cuidado com a barba (mesmo que este cuidado seja ser apenas "totalmente descuidado"), a maneira como defendemos com socos e pontapés (mulheres defenderiam com unhas e dentes) o nosso estilo de vestir, falar e viver, e como nos sentimos superiores por sermos Homens, machões gostosões e desejados, quando uma mulher passa e fica olhando para nós. Isso tudo são futilidades, se formos analisar com os mesmos olhos que analisamos as mulheres.

Mas não pensem que eu estou me eximindo de qualquer culpa nessa história. Eu creio que sou um dos homens mais fúteis que eu conheço, por várias razões. Citando apenas algumas, todos que me conhecem sabem pelo meu capricho em usar óculos escuros ou coloridos, e que raramente permito fotos dos meus olhos. Porque isso? Porque sou fresco! Hahaha, sou fútil sim! Sabem também como sou cuidadoso com o meu jeito de vestir, e sempre procuro compor muito bem meu estilo, seja qual for o do dia (meu estilo costuma variar de acordo com o meu humor, e não existe um padrão).

Tenho bastante cuidado com o meu cavanhaque, estou orgulhoso por ter parado de roer as unhas, não gosto de futebol, sou totalmente preconceituoso para cerveja (para mim a única que merece meu respeito é a Polar "No" Export, apesar de no inverno preferir algo mais quente como um bom Rum ou um vinho tinto), só uso cuecas do tipo boxer ou samba-canção (de preferência pretas) e meias de algodão (abrindo excessão somente para meias sociais, para usar com sapato), gosto de dormir do lado direito da cama, odeio que mexam nas minhas coisas ou que entrem no meu quarto sem pedir, babo por carros "tunados" (ainda vou ter uma "tunadora").

Sou doido para ter um sobretudo de couro desenhado por mim (acreditem, eu tenho os desenhos dele), quando estou cozinhando eu odeio que venham se meter, sou extremamente exigente com as coisas que faço (qualquer coisa, desde meus textos e artes, até o empilhamento das caixas de leite dentro do armário). Uma amiga uma vez me disse que eu só não podia ser considerado um metrossexual porque era novo demais, apesar de que eu acho que ainda me falta uma carreira bem sucedida e eu não tenho nenhuma vontade de me depilar (gosto dos meus pêlos onde eles estão).

Enfim, eu sou fútil, sou fresco, e não tenho nenhuma vergonha disso. Isso porque não é apenas um determinado tipo de homem ou mulher que é fútil, pois a futilidade é inerente às pessoas independente de gênero, classe, credo ou opção sexual. Todo mundo tem suas próprias futilidades, e que me atire a primeira pedra aquele que nunca sorriu para si mesmo no espelho ao ver que aquele casaco realmente caiu bem.

5 comentários:

Gabe disse...

Eu acho que as pessoas gostam muito de rotular ou outros. Por isso que eu digo: Sou fresca sim, e daí?
Eu ODEIO quebrar a unha, babo por filhotes, gosto de sapatos e bolsas, carros velozes, sou hooligan do meu timão IMORTAAAAAAAL, não bebo certas cervejas pq não pode ser considerado cerveja AQUILO, hehe.
Enfim.. fresca em tooodos os sentidos ;)
Um beijo

Anônimo disse...

Fantástico! Dois extremos sendo analisados de forma muito engraçada e simples. Somos fúteis sim, mas não somos as únicas!
“defendemos com socos e pontapés (mulheres defenderiam com unhas e dentes)”
Haiahiuahuiah, adorei, simplesmente adorei...

abyssiniancat disse...

Primeira vez que paro pra ler o blog novo... parabéns, guri! voltou com belo estilo (e se me permite dizer, manter um blog é uma futilidade da qual tu não devia abrir mão) ;)

encerro deixando um beijo pra ti como te conheci!
um beijo, anjo!

Van

Mariana Pereira disse...

Sim, é verdade. Mas não chamaria isso tudo de futilidade. Para mim, futilidade significa uma questão de prioridades também...Mas uma coisa é certa: é impossível ficar com tudo apenas no mínimo necessário. Às vezes, para os homens, três pares de sapatos são suficientes e às vezes, para as mulheres, um carro que ande está ótimo, não me importa se a roda é de liga leve ou não...hehehe. Somos iguais no fim das contas, mas com suas pequenas diferenças. Adorei o post!
Obs: cuidado ao descrever cuecas, dear...hehehe

Anônimo disse...

Definição de Crônica:

Crônica é o único gênero literário produzido essencialmente para ser veiculado na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas de um jornal. Quer dizer, ela é feita com uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o lêem.