sexta-feira, julho 07, 2006

Música: O Velho e Bom Rock

O Rock foi o precursor de diversos gêneros musicais, a fonte da qual a grande maioria do gêneros populares hoje nasceram. Não existiria a maior parte do que se ouve hoje, se não fosse o bom e velho Rock'nd Roll, nascido lá nos idos dos anos 50.

Hoje estava lendo algumas críticas totalmente não-profissionais sobre uma coletânea baseada em um seriado que gosto muito. Críticas de outras pessoas que ouviram a coletânea, e discordavam sobre a natureza do conteúdo da mesma. Acho interessante como o conceito de "Rock" se distorceu ao longo das décadas.

Surgido lá nos anos 50, passou por uma época dourada, que mais tarde viria a ser conhecida como "Rockabilly", com influências das big bands americanas, e raízes no jazz, blues e até mesmo na música country americana. Nos nos 60 ganhou o mundo, tendo como sua principal representante uma banda chamada "Beatles", e estabeleceu o padrão do que viria a ser o Rock dali em diante.

Nos anos 70, as bandas épicas surgiram, quase todas remanescentes do movimento hippie iniciado no final da década de 60, e tivemos grandes nomes como Pink Floyd, Kiss, Black Sabbath, etc. Os shows eram cada vez mais grandiosos, e lembravam eventos épicos, quase cósmicos. Eu gostaria de ter vivido nessa época.

Foi a partir dos anos 80 que as coisas começaram a ficar confusa, com o surgimento e/ou popularização de diversos subgêneros de Rock, e o surgimento do seu filho mais nobre, o Metal. Não vou entrar nos detalhes de como ocorreu todo esse movimento de subdivisão do rock, pelo menos não neste texto, mas é exatamente nesse ponto que as pessoas começaram a confundir o Rock e o Metal.

Hoje tem gente que, quando escuta um grande clássico do Rock, acaba considerando "música velha ou chata", querendo comparar à ícones do Metal como Metallica, por exemplo. Incrivelmente, tem gente que acha que o Rock americano clássico está mais para Country do que para Rock.

Fico um pouco triste que muita gente da geração atual tenha a cabeça tão fechada para tantas coisas boas que se fez no passado, achando que dos anos 70/80 só o que presta é Pink Floyd, Kiss, Black Sabbath/Ozzy Osbourne, AC-DC e companhia. Tem muita coisa boa que ninguém valoriza, tem Eagles (e ao contrário do que a maioria pensa, eles não lançaram somente Hotel California), Allman Brothers Band, Bachman Turner Overdrive, Blue Oyster Cult, Echo And The Bunnymen, Boston, Kansas, Free, Lynard Skynard e muitas outras coisas muito boas, mas que as pessoas deixam de ouvir por puro preconceito.

Meu conselho é: quer ter a capacidade de realmente apreciar diversos gêneros musicais, e saber o porque de tu gostar de determinada coisa, e não gostar de outra? Estude as origens, estude as décadas de 60 e 70, e o início de 80. Entenda algo de música, antes de criticar e chamar Rock'nd Roll de verdade de Folk. :S

Um comentário:

Anônimo disse...

Já dá pra parar de andar com a mochilinha da pop rock...

hehe...

Gato Mestre