quarta-feira, dezembro 13, 2006

Top (?!) músicas dos últimos 20 anos

A revistra britânica Q publicou em sua última edição uma lista com as melhores músicas dos últimos 20 anos. Eu não sei bem qual foi o parâmetro usado, mas creio que não podemos considerar os mesmos parâmetros para escolher clássicos como "Bitter Sweet Symphony"', "One", "Song 2", "Personal Jesus", "Sweet Child O'Mine" ou mesmo "Smells Like Teen Spirit", e modinhas passageiras como "Hey Ya", "7 Nation Army", "Baby One More Time" ou mesmo a novidade "I Bet You Look Good on the Dancefloor".

Pessoalmente, achei a lista fraca, tendenciosa, e demonstra no mínimo uma cultura musical muito pobre de quem a organizou.

Agora, virou moda babar nos ovos do Kurt Cobain, em uma tendência necrófila que me incomoda bastante. O cara entrou entre os artistas mortos mais vendidos da história, rivalizando com Elvis Presley, e por isso agora está essa babação em volta dele. Ok, "Smells Like Teen Spirit" de fato foi um ícone dos anos 90, o maior hino da geração grunge, mas nada me tira da cabeça que ela só está em primeiro na lista por causa do atual "Cobainismo". O Pato Fu certa vez cantou em uma música sobre "a necrofilia da arte". Acho isso muito chato, muito fútil.

Além disso, temos "hits de sucesso" de épocas bem específicas, algumas coisas bem modinha mesmo, totalmente "Billboard", bem "lista dos mais vendidos", coisas como "Hey Ya!", "7 Nation Army", "Crazy", "Angels" e Deus me livre, "Baby One More Time", demosntram uma lista volúvel, embalada pelas "mais pedidas", que não são necessariamente as melhores. Todos sabemos do poder da mídia, e a revista Q parece ter sido mais uma vítima nada inocente.

Mas pergunto agora: como fazer uma lista das melhores músicas dos últimos 20 anos, e não citar "Wonderwall" do Oasis, "Basket Case", "She", "Welcome to Paradise" ou "When I Come Around" do Green Day, "Coffee and TV" do Blur, como não citar nenhuma música do Metallica, "Wish You Were Here" do Incubus, "Even Flow", "Jeremy" ou "Wishlist" do Pearl Jam, "Under The Bridge" do Red Hot Chilly Peppers, e tantas outras músicas fantásticas e muito melhores do que alguns dos participantes desta lista.

As músicas citadas por mim agora são realmente músicas muito boas, que marcaram gerações, fizeram história, e cujas bandas ficaram famosas não por quantos discos vendiam, e sim por sua qualidade técnica e criativa, qualidades tão em falta no mercado musical atual. Mercado que idolatra subprodutos como Pitty, CPM22, Britney "sem dinheiro para comprar calcinha" Spears, Pussycat "sou gostosa e sei rebolar" Dolls, e outras belas porcarias que a mídia vem nos empurrando goela abaixo.

Bem, polêmicas a parte, abaixo está a lista original da revista Q. Concordem comigo, discordem, me xinguem, tudo é válido.

1. "Smells Like Teen Spirit" - Nirvana
2. "Hey Ya!" - Outkast
3. "Sweet Child O' Mine" - Guns N' Roses
4. "Unfinished Sympathy" - Massive Attack
5. "One" - U2
6. "Live Forever" - Oasis
7. "Bitter Sweet Symphony" - The Verve
8. "Common People" - Pulp
9. "There She Goes" - The La's
10. "7 Nation Army" - The White Stripes
11. "Song 2" - Blur
12. "Crazy" - Gnarls Barkley
13. "Angels" - Robbie Williams
14. "Baby One More Time" - Britney Spears
15. "Personal Jesus" - Depeche Mode
16. "Like a Prayer" - Madonna
17. "Firestarter" - The Prodigy
18. "Brimful of Asha" - Cornershop
19. "Stan" - Eminem
20. "I Bet You Look Good on the Dancefloor" - Arctic Monkeys

5 comentários:

Anônimo disse...

Bah, fala sério, bela palhaçada essa lista..... Completamente apoiado na sua crítica!!!
Faço suas as minhas palavras!!!

Anônimo disse...

Ahh plis. Isso não é uma lista. Tudo fruto de sua imaginação. :P

Anônimo disse...

Cris, Cris, Cris... lá vem tu, guri!
Certo que essa lista foi feta com base em pesquisa popular.
Até porque, se a coisa cair no gosto do povo, pode saber que é lixo.
Ou quase.
A questão é saber o que faz as pessoas elegerem "Baby onde more time" como a 14° melhor música dos últimos vinte anos.
Saca? Escolher diskMTV e Jovem Pan como fontes para conhecer coisas novas pode explicar isso.
Triste, não?
Mas ainda é tempo de salvar essas almas infelizes... E se isso não acontecer, pelo menos os filhos dessas almas infelizes hão de reconhecer por si o que é bom.

Só acho que faltou Back Street Boys ou Shakira pra completar essa lista, né?
=D

beijinhos, fofo.

fato a comentar: sonhei contigo essa noite... O.O
calma! não é nada do que tu tá pensando! nem tinha algemas no sonho. Era só tu comendo churrasco e falando alto com aquela galerinha de sempre.

tenha um bom natal!
e me deseja sorte.
(tô esperando o listão da PUC.)

p/s: ah, não reclama de 'Seven Nation Army'... me senti sendo beliscada, ou alfinetada.

Anônimo disse...

'onde more time'.

SHAUHSUAHSUAHUSASHUA

Roxy disse...

querendo ou não, gostando da Britney ou não, Baby One More Time *É* umas das melhoras músicas pop de todos os tempos.

POP, e não geral.

No mais, concordo que essas listas tendem a favorecer artistas mais recentes, ou que são queridinhos dos especialistas mais do que conhecidos do público. Há tempos não surgem alguma coisa que consiga aliar isso, público e crítica, em adoração única.

Desde o Nirvana, pelo menos.

Mas isso também explica porque o grunge foi o último grande movimento musical da História, até o momento.

E levando-se em conta a quantidade de indicações de "rappers" pro Grammy nos últimos anos, duvido que outra vá acontecer tão cedo.

:)