segunda-feira, abril 23, 2007

Hikyo Na Furumai

Estava lendo o "periódico" do Instituto Niten, e gostei muito de um pensamento do Sensei Jorge Kishikawa. Abaixo, reproduzo na íntegra, e peço desculpas ao Sensei por usar suas palavras.

***************************
"A medida que o tempo passa, as pessoas mudam. Algumas para o bem, outras para o mal. Cada um movido pelo próprio interesse (ou desinteresse). As que vão para o mal acreditam que nada estão fazendo de errado, pois movidos pelo ego que cega as suas ações, sempre têm uma explicação "lógica" para justificar a ação.

Todos estes têm uma característica. Começam sorrateiramente com o "hikyo na furumai" , que em poucas palavras siginifica "movimentação estranha, covarde, mesquinha", e que os samurais odiavam. Você deve ter percebido que eu falei que apesar de terem a explicação "lógica" , agem com "hikyo na furumai". É porque, no fundo, sabem e sentem que estão errados.

O que vem depois são sucessões de fatos (e sempre é a mesma novela) inerentes a todos aqueles que 'cospem no prato em que comeram'."
***************************

Incrível como as vezes as coisas parecem ter sido escritas especialmente para o momento que estamos atravessando. Outro pensamento do Sensei Kishikawa que tem me feito pensar muito é um que ele publicou em seu "Shin Hagakure", entitulado "Guerreiro ou Flor".

***************************
"Coitadinhos ou coitadinhas não devem ir ao campo de batalha. Só atrapalham. Alguém gostaria de ter um samurai chorando no meio da batalha? Tendo crise de nervos? Com depressão? Ou precisando de um cafuné? Sendo tão inofensivo que não suporte um comando enérgico ou uma advertência verbal? Este não é um guerreiro. É uma flor. Deve estar num vaso e servir de ornamento para ninguém tocar. Não resiste à mais leve brisa da manhã."
***************************

Tenho pensado muito nos textos de Kishikawa Sensei e Tsunetomo Sensei. Preciso encontrar meu centro novamente, meu Kamae.

Nenhum comentário: