segunda-feira, abril 30, 2007

Música: O Rótulo EMO

Estava pensando hoje, sobre como os rótulos viram moda. A expressão "emo" então, hoje é usada para definir desde os "Metaleiros VASP" ("Vagabundos Associados Sustentados pelos Pais", também conhecidos como "mãe, me dá 5 pila para eu ir ser malvado na Redenção?"), até bandas que nada têm a ver com emocore.

Hoje, qualquer banda que faça um som pesado e que fale sobre o tema mais usado na música na história, é tachada de "emo". E que tema é esse? Amor, corações partidos, desilusões, tristeza, essas coisas. É fato, as poesias mais belas giram em torno desses temas. Natural que muitas músicas sejam sobre isto.

Atualmente, para não ser tachado de "emo", uma banda precisa escrever canções que falem sobre como são bons, como pegam a mulherada, como nasceram em um ritual satânico e são filhos bastardos do demônio com uma cabra, essas coisas. Qualquer coisa que fuja desses temas, é considerada "emo". O Punk, o Gótico, o New Metal, e até mesmo algumas vertentes do Metal e do Rock viraram "coisa de emo".

Penso se a cabeça das pessoas não está encolhendo cada vez mais, e se aqueles que se consideram "mentes livres", "visionários" e afins não são na verdade apenas mais um produto da mídia, arrotando aos quatro ventos exatamente o que lhes é dito pela sociedade na qual estão inseridos.

No final, essas pessoas com uma visão tão curta da música apenas estão querendo ser aceitos, querem se sentir parte de algo, querem um abraço, um cafuné, um tapinha nas costas, exatamente como qualquer "emo" que eles tanto criticam.

Falta gente de visão hoje em dia, gente que realmente saiba apreciar e analisar música, independente de estilo ou moda. Agora vou lá buscar meu pentagrama, minha camiseta preta porque meus amigos malvadões estão me esperando para ficarmos todos bêbados ouvindo música do demônio. Tudo isso porque eu sou mal. Entenderam?

Agora vão dizer que até Beatles é emo... Basta pegar qualquer letra deles...

2 comentários:

Roxy disse...

Na verdade, eu não acredito que emo, algum dia, tenha sido um rótulo musical. O que torna tudo isso ainda pior. O que acontece - ou pelo menos até onde posso ver, nessa multidão de franjas lambidas - é que aquele grupo à parte, não necessariamente rejeitados, e que não se identifica *exatamente* com algum outro rótulo, se auto-intitulou emo e tudo o que eles apreciam ou podem vir a apreciar passou a ser emo por tabela. Esse é o mesmo grupelho que já foi gótico, clubber, punk de butique e metaleiro que ama Evanescence, então música é o de menos nesse caso...

Anônimo disse...

Escrevi um post parecido há algum tempo. Quase fui linchada por alguns anti-emo de plantão.

Muito bom texto, como sempre :)