terça-feira, junho 26, 2007

Música: Bonecas, Patetas e Irmãos

New York Dolls - One Day It Will Please Us to Remember Even This (2006) - As "velhas bonecas de Nova Iorque" estão de volta nesse album de 2006 que estará estourando por aqui agora em 2007. Banda formada em 1971, seguiram muito bem até 1975, quando começaram as clássicas brigas, separações e por aí vai (dizem as más línguas que as brigas começaram devido a problemas para conseguir heroína durante uma turnê... vai saber?).

Ao contrário de outras bandas, que citam grandes bandas como suas influências, o New York Dolls pode dizer que influenciou alguns dos maiores nomes do rock 'nd roll da história, tais como Kiss, Blondie, Ramones, Aerosmith, Mötley Crüe, Guns N' Roses, e até mesmo Morrissey dos Smiths, que inclusive foi presidente de um fã-clube do New York Dolls. Pois é, apesar de nunca terem realmente estourado a nível mundial, os caras têm uma importância enorme na música.

Este novo álbum veio bem carregado com um rock mais "roots" (hehehe), bem anos 70, bem o que aprendemos a gostar desde criancinhas, com influências no blues, country, folk e afins. Som objetivo, direto, sem grandes floreios, sincero mesmo. Recomendo, com destaque para as faixas Runnin' Around, Plenty of Music e Ain't Got Nothing.


The Stooges - The Weirdness (2007) - Apesar de eu achar que esta banda dispensa apresentações, uma introdução rápida sempre é válida. Ativa entre 1967 e 1974, voltou a ativa em 2003. Para justificar a relevância da banda, bastam um nome: Iggy Pop. Vocalista da banda desde seu começo, e até hoje mostrando que "beleza não pôe mesa", com seu vocal competente.

Influenciaram nomes como Kurt Cobain (que listou a faixa Raw Power como sua música predileta de todos os tempos em seus diários), Sonic Youth (que gravou I Wanna Be Your Dog em 1983), Slayer (que também gravou I Wanna Be Your Dog nos anos 90, com algumas "personalizações" na letra), Guns N' Roses (que gravou Raw Power em 1993), Red Hot Chili Peppers (que gravou Search and Destroy), entre outros.

Este novo album mostra um rock "das antigas", rock bem cru, sem riffs muito pesados, mas com solos gostosos de ouvir, além de uma bateria simples e sem floreios. Além disso, tem grandes momentos do Iggy nos vocais,e dou destaque às faixas The Weirdness e Free & Freaky, com todo seu "climão" rock 'nd roll.


The Fratellis - Costello Music (2006) - Já que não só de "revivals" vive o homem, importante falar de algumas coisas novas também. E uma grata novidade é o album dos escoceses The Fratellis. Ao contrário do que o nome sugere, os caras não são irmãos, nem mesmo italianos. A banda surgiu com 3 amigos que viajavam com um parque de diversões itnerante em Glasgow (Escócia). Outra versão conta que a banda se reuniu através de um anúncio que o bateirista Gordon McRory colocou sob um "nome falso" procurando por músicos que quisessem "conquistar o mundo".

Assim como sua origem, o nome da banda causa bastante confusão e expeculações. A primeira versão que surgiu falava que os membros haviam se inspirado nos Irmãos Fratelli do filme "Os Goonies" (1985), porém os próprios membros da banda desmentiram esta versão ao vivo na rádio BBC. Uma versão mais aceita diz que na verdade o sobrenome original do baixista Barry seria Fratelli. Como uma maneira de deixar clara que a amizade dos 3 integrantes era forte como uma irmandade, todos adotaram nomes artísticos com o mesmo sobrenome, formando então o trio Jon Fratelli (A.K.A. John Lawler, guitarra e vocal), Barry Fratelli (A.K.A. Barry Wallace, baixista) e Mince Fratelli (A.K.A. Gordon McRory, bateirista, backing vocal, e ocasionalmente toca guitarra e banjo).

O album de estréia da banda, Costello Music, mostra um lado indie bastante forte e evidente, com toques fantásticos de folk e um balanço natural que dá até vontade de dançar e assoviar. Aliás, a faixa Whistle For The Choir tem um solo de assovio muito bem colocado. Além desta, destaque para as faixas Flathead (cujo clipe homenageia algumas das maiores musas italianas do cinema) e Chelsea Dagger. Album divertido e com alta qualidade musical, feito por gente que sabe e gosta do que faz.

Nenhum comentário: