sexta-feira, maio 12, 2006

Brasil: Calote Internacional

E na américa latina, a crise continua.

A última do índio foi chamar o Brasil de "contrabandista" em plena convenção internacional em Viena, afirmação que não gerou nenhum tipo de reação do nosso "maravilhoso" presidente. Isso cada vez mais me leva a crer que o nosso presidente é um banana, e cada vez mais se mostra um enrolão naquele cargo, sempre dando desculpas ou se fazendo de desentendido quando aparece algum problema complicado demais para se resolver sem ser com o uso de demagogia e discursos escritos por terceiros (até porque sempre que ele improvisa, fala besteira coitado).

O Lula as vezes me lembra aquelas madames emergentes, novas-ricas, que vão à eventos sociais e só dão vexame, fazem gafes, e todo mundo acha engraçadinho, como se fosse aquele bichinho de estimação desajeitado. Ele se expressa mal, não entende nada de gestão, é fraco, desatento, irresponsável e agora, se mostrou um total e completo banana (não, é chocotofe!).

A atitude do governo brasileiro diante da nacionalização dos hidrocarbonetos na Bolívia está de fraca a inexistente. O Evo Morales simplesmente resolve que vai ficar com o patrimônio brasileiro, dizendo que não vai pagar nada por isso, nos chama de ladrões e contrabandistas, e o que o nosso governo faz? Nada!

Sinceramente, estamos mal assistidos, mal representados, com este governo conformista e irresponsável. O presidente é alguém que deve não apenas representar uma nação, mas também defender os interesses desta, e não simplesmente aceitar que um governo estrangeiro que se mostra imaturo e desqualificado venha e literalmente roube um patrimônio nosso.

Em outros tempos, ou talvez em outro cenário, isso seria motivo suficiente para dar início a uma guerra. Claro, uma guerra é uma medida extrema que eu desaprovo totalmente, longe de mim sugerir que esta seria a solução. Mas também não podemos bancar os bois mansos, deixando com que o outro país faça o que bem entender com o que é nosso.

Com o posicionamento do Lula nessa crise, o Brasil perde credibilidade frente às outras nações, além de que teremos um prejuízo direto no bolso do povo. Ok, tudo bem, o governo diz que não vai repassar um possível aumento no preço do gás natural, e aí as pessoas de visão mais curta acham que vai ficar tudo bem, afinal não vão desembolsar nada a mais caso os preços aumentem lá fora. Porém o dinheiro gasto para subsidiar estes reajustes, que não vai ser pouco, poderia ser empregado de maneira mais inteligente, na educação ou emprego (na minha opinião, se investirmos em educação e emprego, todos os outros problemas se resolvem como consequência).

Se o dinheiro gasto pelo governo a médio e longo prazo com um possível subsídio do gás natural boliviano fosse usado para subsidiar empregadores brasileiros, a indústria, agricultura, se fosse empregado para melhorar o ensino fundamental e médio (porque é aí que está o problema, as cotas das faculdades é simplesmente um recurso burro, usado por governantes burros), certamente teríamos uma melhora na qualidade de vida do cidadão brasileiro sem precedentes. Mas não, é mais "pop" ser "ponderado, maduro e prudente", e deixar um "presidentezinho" estrangeiro sair fazendo discursos Anti-Brasil, denegrindo a imagem do nosso país perante o cenário internacional, e fazer de conta que não é conosco.

Aliás, o Lula é muito bom em se fazer de desentendido não é? Com o caso do mensalão, da CPI dos correios, e de toda essa roubalheira que está rolando em Brasília, ele sai pra viajar, pra se reunir com outros líderes de estado, vai fazer turismo pelo mundo, como se todo esse rolo não tivesse nada a ver com ele. Poxa, os principais homens do governo dele, seus braços direito e esquerdo, aqueles que eram responsáveis diretos pela imagem do governo dele, caíram sob acusações de corrupção. E ele insiste em dizer que não sabia de nada, e sai de perto para que não respingue nada nele quando algo for jogado no ventilador. Sinceramente, devo parafrasear Alexandre Fetter agora, e dizer que de fato, quem ainda pensa em votar no Lula só pode ser alienado.

Sobre o Evo Morales, só posso sentir pena. O cara é uma criança, com um brinquedo novo. Não faz a mínima idéia de como se gerencia um país, não faz a mínima idéia de como se mantém uma nação forte em um cenário internacional, e ainda por cima é altamente manipulável. Na minha opinião de leigo, eu acho que toda essa crise foi não apenas encorajada, como manipulada pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, e sua PDVSA. Para mim, ficou bem claro que Chávez manipulou o Índio Morales, em nome dos interesses da própria Venezuela, e o pobre índio, como não tem cancha para lidar com a malícia desse cenário, caiu como um patinho.

Agora, o mais engraçado é que o Lula foi o grande defensor do Chávez na américa latina. E agora, da mesma maneira que o Chávez tem o discurso "Anti-EUA", agora o venezuelano fica incentivando o boliviano em seu discurso "Anti-Brasil". Devo concordar com Kennedy Alencar, ao dizer que é hora do Lula se afastar das relações amistosas com Chávez e Morales, e começar a defender o nosso país como um presidente de verdade deve fazer. Hora de parar de viver o "sonho de cinderella", e cair na real. O cara sempre criticou quem estava no poder, e algumas das primeiras medidas dele foi comprar harleys para os batedores dele, e um avião novinho pra ele viajar.

Sabe, estou chegando a conclusão de que não dá pra criticar o Lula. O cara não governa o Brasil, e nem tem poder sobre o país. Ele é só uma figura alegórica lá na frente, um sorrisinho simpático, de gente simples, para ilustrar a imagem real do povo brasileiro: bobo, desinformado e alienado. De fato, Lula é o representante do povo brasileiro.

E quem não concordar comigo, sinta-se a vontade. Eu não entendo nada de política, não entendo nada de economia, nem nunca entendi. Só não tentem me convencer de que a situação do país está melhorando, se nada do que eu compro ou consumo está mais barato, se meu salário vale cada vez menos, e se estou pagando quase R$ 2,00 por uma passagem de ônibus. Pelo menos pra mim, não está havendo melhora nenhuma, e nem para ninguém que eu conheça...

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo completamente. Só uma ressalva...Acho que o EUA e outros Ricos países estam de olho no q o Hugo chávez está fazendo. Pra quem nao notou, ele está tentando ocupar territórios e somando riquezas para, enfim, levantar seu império, querendo competir com o EUA. Ou seja, "palavras" da VEJA: Política do Populismo, hugo chávez é um aprendiz Fidel Castro.

Acredito que essas jogadas do Chávez não vá demorar muito tempo, ainda mais com Bush na presidência.

No entanto, depois dessas burradas sucessivas do Lula, em quem vc vai votar??TOu pensando em anular o voto...