quarta-feira, maio 10, 2006

Música: Hardcore vs Emocore

Estava observando algumas bandas mais tradicionais do hardcore, punk, grunge, e encontrei um padrão.

Bandas como MxPx e No Use For A Name estão migrando gradualmente para o emocore, deixando de lado suas raízes mais "hard", optando por um som mais comercial. O lado bom dessa mudança é que essas bandas costumavam ter uma qualidade musical e técnica invejáveis, e com a nova proposta, eles mantiveram esta qualidade. Nos trabalhos mais recentes de MxPx (Panic, de 2005) e No Use For A Name (Keep Them Confused, também de 2005), as bandas trouxeram um som mais leve, porém não perderam nada de sua técnica que os colocou entre algumas das melhores bandas de seu segmento original. Se compararmos as bandas novas, que já ingressaram no Emocore, os "véios" dão uma verdadeira aula de música.

O lado ruim é que temos cada vez menos bandas para representar o "barulho infernal" que ouvíamos durante a adolescência. Porém outras bandas, como a Lagwagon em seu album Resolve, também de 2005, mantiveram o antigo estilo, melhorando apenas a produção de seu trabalho.

Resta agora saber até quando as últimas bandas do real hardcore vão resistir...

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso é um fato, com a comercialização cada vez maior das Bandas Emocore, a música Hardcore acaba perdendo muito espaço, e principalmente adeptos... Resta apenas esperar que esse processo migratório seja apenas uma fase e que o velho e bom barulho da nossa infância continue firme e forte, claro, sem desmerecer o Emo, que ao meu ver tem muito valor, tanto quanto o bom e velho Hard

Anônimo disse...

filho da mãe!!!!

nem pra me avisar!!!

e ainda por cima me copia, só pq eu tô fazendo um blog novo no blospot (ou reativando o antigo daqui)!

confesso que ainda não li o post visto a vontade que tive de fazer essa observação... bem, agora vou lá ler!